Olá queridos, a um bom tempo eu não conseguia parar pra vir compartilhar algo com vocês...

A correria do dia a dia, eventos e viagens, problemas, bênçãos, lutas, família, ministério..... Tudo isso vinha sendo desculpa pra eu não postar nada aqui no blog... Mas hoje o Espírito Santo me direcionou e incomodou até eu parar tudo e vir estudar a Palavra com vocês!!!

Vamos lá!!!

Estudo do dia: ACORDA, ASSIM DEUS TE DARÁ MAIS E MAIS!!!



Um amigo me mandou a seguinte mensagem no inbox do Facebook:

Não ame o sono,
senão você acabará ficando pobre;
fique desperto, e terá alimento de sobra.
Provérbios 20:13 - Bom dia Tenha uma quarta-feira abençoada.

Quando recebi essa mensagem fui levado a estudar esse texto de Provérbios 20 por inteiro e os convido a passearem comigo por esse texto rico em CONHECIMENTO E GRAÇA da parte de Deus, vamos lá!
Abaixo o capítulo todo:



Versículo-1. O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles.

Comentário: Ontem fui a um trailer de lanches aqui na minha cidade e lá encontrei um amigo que me fez a seguinte pergunta: Na sua igreja você proibe beber isso aqui? (Levantando um copo de cerveja). E mais, perguntou assim também: Você se sentaria comigo pra tomar uma? 

As minhas respostas foram simples e diretas, eu disse que eu não proibo nada, quem sou eu pra proibir alguém de fazer algo, apenas optei por não beber mais (POR MINHA OPÇÃO) ao entender que Deus tem muitas outras formas saudáveis e mais divertidas de me dar prazer. Disse a ele que o fato de ele beber não é o problema, mas o problema esta em perder o controle, tudo que nos tira o controle não é bênção e por isso minha opnião era não ser saudável nem para o corpo e muito menos para o espírito tomar bebidas alcoolicas, pois atrapalha nossa comunhão com Deus, assim como diz o texto acima, NÃO É SÁBIO SER DOMINADO PELA BEBIDA. E quanto a outra pergunta dele, disse que sentaria com ele sim, nossa amizade está acima de religiosidade, Jesus se sentava com todos e os abençoava, disse que me sentaria com ele tranquilamente, tomaria minha coca cola e teriamos uma noite muito agradável entre amigos!

Versículo-2. O medo que o rei provoca é como o do rugido de um leão; quem o irrita põe em risco a própria vida.

 Comentário: Faça a vontade do Rei dos reis!!

Versículo-3. É uma honra dar fim a contendas, mas todos insensatos envolvem-se nelas.

 
 Comentário: Contendas, brigas e discussões contantes apenas afastam a presença de Deus!!!


Versículo-4. O preguiçoso não ara a terra na estação própria; mas na época da colheita procura, e não acha nada. 

 Comentário: A lei da semeadura é infalível, tudo aquilo que você plantar você vai colher e se não plantar nada não colhe nada..
Preste atenção porque isso é muito sério, você tem 2 chances de errar e 1 de acertar...
Erro1: se você plantar maldições, coisas erradas e pecados você os colherá.
Erro2: Se você não plantar nada, não colherá nada!
Acerto: Se você plantar bênçãos e a vontade de Deus colherá a Vitória que Ele tem pra sua vida!
 
Versículo-5.Os propósitos do coração do homem são águas profundas, mas quem tem discernimento os traz à tona. 

 Comentário: Não se deixe levar pelos seus desejos, ouça a voz de Deus!!!
 
Versículo-6.Muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel, quem poderá achar? 

 Comentário: Infelizmente não podemos confiar e seguir a todos, ore, peça direção e ande com aqueles que te ajudam a se aproximar de Deus!!!
 
Versículo-7.O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos! 

 Comentário: Faça a vontade de Deus e toda a sua família será abençoada.
 
Versículo-8.Quando o rei se assenta no trono para julgar, com o olhar esmiúça todo o mal. 

 Comentário: Não se esqueça jamais: DEUS ESTÁ VENDO TUDO O QUE VOCÊ FAZ, PENSA E FALA!!! 

Versículo-9.Quem poderá dizer: "Purifiquei o coração; estou livre do meu pecado? " 

 Comentário: Só Deus te livra do pecado e muda teu coração!

Versículo-10.Pesos adulterados e medidas falsificadas, são coisas que o Senhor detesta. 

 Comentário: A mentira é do diabo, quem mente, rouba e distorce a verdade também é dele.
 
Versículo-11.Até a criança mostra o que é por suas ações; o seu procedimento revelará se ela é pura e justa. 

 Comentário: Quem você é e suas atitudes, isso é como os outros vão te ver, as suas palavras raramente serão lembradas, SUAS ATITUDES E POSTURAS MOSTRAM QUEM VOCÊ É!
 
Versículo-12.Os ouvidos que ouvem e os olhos que vêem foram feitos pelo Senhor. 

 Comentário: Saiba ouvir, olhe com atenção! o mundo ao seu redor e as situações que tem vivido são uma escola que Deus preparou pra você crescer!!! 

Versículo-13.Não ame o sono, ou você acabará ficando pobre; fique desperto, e terá alimento de sobra. 

 Comentário: Quantas pessoas preferem passar seus dias dormindo e se esquecem de viver aquilo que Deus deu a elas, os dias são para serem vividos na totalidade, são pra vivermos o melhor de Deus, tudo que é exagerado não é bênção, ATÉ O SONO, parece ser uma delícia dormir e ficar horas e horas em "Stand By" recarregando as baterias é vantegem somente... mas de que adianta ter as baterias totalmente carregadas e não usar essa energia para gerar atividades??? Faça, aconteça, viva!!! Para seus sonhos se tornarem realidade você tem que acordar e correr atrás deles!!!

Versículo-14."Não vale isso! Não vale isso! ", diz o comprador, mas, quando se vai, gaba-se do bom negócio.

 Comentário: Sempre darão um valor inferior ao que você tem pra oferecer, mas depois se gabarão de ter adquirido o que você ofereceu!!! RESUMINDO, VALORISE-SE!!!

Versículo-15.Mesmo onde há ouro e rubis em grande quantidade, os lábios que transmitem conhecimento são uma rara preciosidade. 

 Comentário: Seja sábio(a) a sabedoria tem mais valor que os maiores tesouros, busque sabedoria em Deus!!
 
Versículo-16.Tome-se a veste de quem serve de fiador ao estranho; sirva ela de penhor de quem dá garantia a uma mulher leviana. 

 Comentário: Tome cuidado com suas atitudes! 

Versículo-17.Saborosa é a comida que se obtém com mentiras, mas depois dá areia na boca. 

 Comentário: Tudo que se obtém falsamente trás um falso prazer e uma falsa vitória!
 
Versículo-18.Os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos, e quem sai à guerra precisa de orientação. 

 Comentário: Receba e aceite orientação de quem tem mais conhecimento, isso é sinal de humildade e inteligência!
Versículo-19.Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais. 

 Comentário: Já me dizia meu pai, QUEM FALA DEMAIS DÁ BOM DIA PRA CAVALO! Seja tardio no falar e sábio ao usar as palavras!!!
 
Versículo-20.Se alguém amaldiçoar seu pai ou sua mãe, a luz de sua vida se extinguirá na mais profunda escuridão. 

 Comentário: Honre seu pai e sua mãe!!! É UM MANDAMENTO!
 
Versículo-21.A herança que se obtém com ganância no princípio, no final não será abençoada. 

 Comentário: Seja humilde e conquiste as vitórias que Deus tem pra você!!!
 
Versículo-22.Não diga: "Eu o farei pagar pelo mal que me fez! " Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você. 

 Comentário: Vou citar uma "pérola" que ouvia na minha infância quando assistia a turma do Chaves: A VINGANÇA NUNCA É PLENA, MATA A ALMA E ENVENENA!!! Deixa Deus fazer o que é de Deus e faça sua parte!

Versículo-23.O Senhor detesta pesos adulterados, e balanças falsificadas não o agradam.

 Comentário: SEJA JUSTO(A)!
 
Versículo-24.Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor. Como poderia alguém discernir o seu próprio caminho? 

 Comentário: Não escolha caminhos que julga ser corretos, escolha Deus e entregue seus caminhos ao Senhor!
 
Versículo-25.É uma armadilha consagrar algo precipitadamente, e só pensar nas conseqüências depois que se fez o voto. 

 Comentário: Faça tudo com sabedoria mediante o CONHECIMENTO E A GRAÇA de Deus, tudo gera consequências, boas ou ruins, mas tudo gera consequências... É melhor pensar bem antes de agir do que pagar preços desnecessários! 

Versículo-26.O rei sábio abana os ímpios, e passa sobre eles a roda de debulhar. 

 Comentário: Saiba lidar com aqueles que não creêm em Deus, deixe que a palavra os confronte e não  você!

Versículo-27.O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, e vasculha cada parte do seu ser. 

 Comentário: Deus está no controle! 
 
Versículo-28.A bondade e a fidelidade preservam o rei; por sua bondade ele dá firmeza ao seu trono. 

 Comentário: Fazer o bem sem ver a quem.... essa frase é conhecida e verdadeira!!! Faça o bem ao próximo, ame ele como a si mesmo e a reconpensa virá do CÉU!
 
Versículo-29.A beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos. 

 Comentário: Cada fase das nossas vidas tem a sua devida glória, mas todas as fases devem ser usadas pra glória de Deus! 

Versículo-30.Os golpes e os ferimentos eliminam o mal; os açoites limpam as profundezas do ser.

 Comentário: Todas as dores e sofrimentos que tem rondado a minha e a sua vida são como que um fogo purificador da parte de Deus para que cresçamos e nos acheguemos a cada dia mais à imagem e semelhança de Deus!


Amados, confesso que fui impactado com tanta sabedoria ao estudar esse texto hoje pela manhã, mas em se tratando de sabedoria e conhecimento não existe melhor lugar para buscarmos do que a Palavra do Senhor! 

 Que sua vida seja edificada na rocha que é o Senhor Jesus!!!

Espero que você tenha sido tão abençoado(a) quanto eu com esse estudo, ou ainda mais!

Que seus dias sejam repletos da presença de Deus!

VAMOS ORAR:

Deus Pai, Senhor Jesus, Espírito Santo, eu clamo por sabedoria e conhecimento, clamo pela graça do Senhor, para que eu receba o dom do entendimento dado a Salomão, para que eu seja sábio diante das situações cotidianas e que dessa forma em todas as coisas honre e exalte o nome do Senhor... Sei que agindo assim as demais coisas me serão acrescentadas, mas o maior desejo do meu coração é ver a Tua vontade manifesta em mim!!! TE AMO SENHOR, QUE MINHA VIDA SEJA SEMPE PRA TUA HONRA E GLÓRIA!!! Em nome de Jesus, Amém!!!

Deus os abençoe!