Olá, mais uma vez juntos para esclarecer dúvidas e juntos conhecermos mais da Palavra de Deus!!!

Se liga aí no estudo de hoje, vamos tirar uma dúvida interessante!!!

Ontem uma ovelha nossa, intercessora da Igreja Bola de Neve Tupã, Paula Sakita, perguntou pra minha esposa, Pra. Jo Bonassa, sobre os tais 7 pecados capitais e o Espírito Santo me impeliu a publicar sobre o assunto, se você tem dúvidas sobre esses tais 7 pecados capitais eu espero poder te ajudar com esse estudo!!!

ESTUDO DO DIA: 7 PECADOS CAPITAIS??? TÁ NA BÍBLIA ISSO???


Vamos estudar um pouco!!!!




As referências tem que ser bíblicas e históricas para que, com amparo completo não caiamos na armadilha de distorcer o que a bíblia realmente diz, afinal:

Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.

Aquele que dá testemunho destas coisas diz: "Sim, venho em breve! " Amém. Vem, Senhor Jesus!

A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém. Apocalipse 22:19-21


Vamos lá então, olha o que a WIKPÉDIA fala sobre esses "pecados capitais":

Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais trata-se de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão (melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado capital pelos grandes pensadores da Igreja Católica.
Igreja Católica classificou e selecionou os pecados da seguinte forma: a tríplice concupiscência que é a raiz dos pecados capitais; pecados capitais que são os pais dos outros vícios; pecados veniais que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão e os pecados mortais que são merecedores de condenação por ferirem os dez mandamentos de Deus[1] . A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.

Gula

Do latim de mesmo nome, é o desejo insaciável por comida e bebida. Este tipo de pessoa vai direto para o inferno. Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer adquirir sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança.

A Ganância

Do latim avaritia, a avareza é o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro. Na concepção católica, a avareza é considerada um dos sete pecados capitais, pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse um. É considerado o pecado mais tolo por se firmar em possibilidades.
A avareza, no cristianismo, é sinônimo de ganância, ou seja, é a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. Mais caracteristicamente é um desejo descontrolado, uma cobiça de bens materiais e dinheiroganância. Existe também avareza por informação ou por indivíduos, por exemplo.

Luxúria

A luxúria (do latim luxuria) é o desejo passional e egoísta por todo o prazer corporal e material. A luxúria, às vezes, é definida como o desejo perante o prazer sexual mal administrado embora incorpore outros tipos de desejo como o da comida, bebida e superioridade em relação aos demais. Por este entender, a luxúria está, assim, também, bastante relacionada com a gula, a soberba e a avareza pois, através de ambas, o pecador deseja adquirir o prazer. Também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”.
Consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema e lascívia.

Ira

Conhecido também por cólera, é o sentimento humano de externar raiva e ódio por alguma coisa ou alguém. É o forte desejo de causar mal a outro, e um dos grandes responsáveis pela maior parte dos conflitos humanos no transcorrer das gerações.

Inveja

A inveja (do latim invidia) é o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. É considerada pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual. O invejoso ignora tudo com que foi abençoado e possui para cobiçar o que é do próximo.
A inveja é freqüentemente confundida com o pecado capital da Avareza, um desejo por riqueza material, a qual pode ou não pertencer a outros. A inveja na forma de ciúme é proibida nos Dez Mandamentos da Bíblia.

Preguiça

Do latim acedia. A pessoa com este pecado capital é caracterizada pela Igreja Católica como alguém que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada.

Soberba

A soberba (do latim superbia) é conhecida também como vaidade ou orgulho. Está associado ao orgulho excessivo, arrogância e vaidade.
Em paralelo, segundo o teólogo São Tomás de Aquino, a soberba era um pecado tão grandioso que era fora de série, devendo ser tratado em separado do resto e merecendo uma atenção especial. Aquino tratava em separado a questão da vaidade, como sendo também um pecado, mas a Igreja Católica decidiu unir a vaidade à soberba, acreditando que neles havia um mesmo componente de vanglória, devendo ser então estudados e tratados conjuntamente.

Saligia

Pegando as iniciais dos pecados capitais em latim na ordem decrescente mais aceita, as letras formariam a palavra saligia. Para obter a palavra é necessário seguir esta ordem:
  1. Soberba, em latim superbia
  2. Avareza, em latim avaritia
  3. Luxúria, em latim luxuria
  4. Inveja, em latim invidia
  5. Gula, em latim gula
  6. Ira, em latim ira
  7. Preguiça, em latim arcidioso
Assim se conseguia o termo saligia, usado para se referir aos pecados capitais como um só.


VAMOS Á BÍBLIA AGORA:
A nossa fé Cristã tem que se basear na Palavra de Deus, não em condutas e práticas inventadas por homens... É válido o desejo do catolicismo de gerar um certo temor quanto à desagradar a Deus, mas o grande problema é que muitos tem afirmado que esses tais 7 pecados capitais estão na bíblia sagrada, que é a Palavra de Deus...

NÃO HÁ REFERÊNCIA DE 7 PECADOS CAPITAIS NA BÍBLIA!

A bíblia dá sim 7 nomes de coisas que desagradam a Deus, mas não menciona "pecados capitais", leia a palavra comigo:

Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:

Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe;
Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço.

Vamos falar de bíblia e numerar essas 6 coisas que o Senhor odeia e a sétima que SUA ALMA ABOMINA:

1) OLHOS ALTIVOS: Se você se julga melhor que seu irmão, se você se orgulha por ter mais tempo de conversão ou uma Teologia melhor, se você acha que só você está certo e não tem atitude e coragem para assumir seus erros, se você foge quando é confrontado em seus erros, DEUS ODEIA OLHOS ALTIVOS!

2) LÍNGUA MENTIROSA: Se você ainda permite sair da tua boca criada para abençoar palavras mentirosas, se você mente se fazendo filho(a) do diabo (como diz: João 8:44), se você prefere inventar uma história ao invés de pagar o preço da verdade, saiba que DEUS ODEIA A LÍNGUA MENTIROSA!

3) MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE: E ai entramos em um lugar delicado, pois é difícil assumir o sangue derramado. Sei que existem pessoas lendo esse texto que já derramaram sangue inocente e tem esse peso sobre os sentimentos, só tem um jeito de se livrar desse sangue, PASSANDO O SANGUE DE CRISTO SOBRE A TUA VIDA, se arrependendo das condutas erradas e caminhando conforme a vontade de Deus. Esse texto também cabe aos que maltratam por "prazer" a criação de Deus, matando por diversão animais inocentes. Deus nos permite se alimentar de animais (carne bovina, suína, de aves, etc...), mas de maneira nenhuma o Senhor fez os animais para seres humanos de coração ruim "brincarem de derramar sangue"! Se você tem derramado sangue inocente saiba que DEUS ODEIA AS MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE!

4) O CORAÇÃO QUE MAQUINA PENSAMENTOS PERVERSOS: Você não precisa praticar o mal para entristecer o coração de Deus! Se em seu coração deixar brotar o desejo de fazer mal a uma pessoa, ou se em seu coração desejar mal a alguém, você já desagradou o Senhor! Não use seu coração para gerar morte use seu coração para amar, DEUS TE FEZ PARA AMAR ATÉ QUEM NÃO TE AMA!!! Viva como Deus pediu e não se frustrará e nada NEM NINGUÉM te abalará! Saiba que DEUS ODEIA OS CORAÇÕES QUE MAQUINAM PERVERSIDADE!

5) PÉS QUE SE APRESSAM EM CORRER PARA O MAL: Se te chamam para ir a igreja e você dá mil desculpas e te chamam pra ir a uma balada ou bebedeira e você vai correndo TEM ALGO ERRADO COM VOCÊ!!! Deus nos fez imagem e semelhança dEle e nos criou para adorá-lo, para corrermos ao Seu encontro... Se corrermos na direção contrária de Deus com nossas atitudes ele não nos preencherá com Seu infinito amor, pois DEUS ODEIA OS PÉS QUE SE APRESSAM EM CORRER PARA O MAL!

6) A TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRAS: Você tem falado a verdade quando testemunha sobre alguém? TOME CUIDADO! Pois o Senhor QODEIA aqueles que dizem algo sobre algo ou alguém que não seja verdade! Temos que tomar o cuidado pra nem falar testemunhas falsas sobre outras pessoas e nem ouvir mentiras e tomá-las como verdade! Quer uma ajuda para interpretar se a testemunha é verdadeira ou falsa? OUÇA OS DOIS LADOS DA HISTÓRIA! Tem um monte de gente ouvindo um lado só da história e seguindo ao lado de testemunhas falsas, se liga porque DEUS ODEIA A TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRAS!

7) O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS: AQUI VALE UM ALERTA! Esse é o sétimo ponto, o Senhor não simplesmente odeia essa prática, mas A SUA ALMA ABOMINA! Se você tem gerado intrigas falando mal e colocando IRMÃOS contra IRMÃOS VOCÊ É ABOMINÁVEL AOS OLHOS E DIANTE DA ALMA DO SENHOR! Alma é a nossa força vivente, DEUS ABOMINA COM SUA FORÇA DE VIDA QUEM SEMEIA CONTENDA ENTRE IRMÃOS... Se você tem falado mal de filhos de Deus e colocado irmãos que se amavam um contra o outro, CORRA, SE CONCERTE, POIS A FORÇA DE VIDA E O PODER DE DEUS PESARÃO SOBRE VOCÊ, COMO A PRÓPRIA BÍBLIA DIZ, "TERRÍVEL É CAIR NAS MÃOS DO SENHOR"(Hebreus 10:31).

Espero ter ajudado com esse estudo, pois também edificou minha vida!!!

Vamos orar:
Meu Pai, me ensina a viver a Tua palavra e não confundir o que pessoas dizem ou inventaram com a VERDADE PLENA da Tua Palavra. Nos conduza segundo a lei verdadeira da Tua Palavra. Queremos ser espelhos da Tua Palavra e não de doutrinas de homens que tem surgido a cada dia, que não nos contaminemos com  os OLHOS ALTIVOS, a LÍNGUA MENTIROSA, as MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE, O CORAÇÃO QUE MAQUINA PENSAMENTOS PERVERSOS,  os PÉS QUE SE APRESSAM EM CORRER PARA O MAL, A TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRAS, e principalmente O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS.  Que o querer do Senhor nos faça ser bênção pra glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo, em nome de Jesus, Amém!!!

Deus os abençoe!!!