16/02/2011 - Estudo do dia: A ORAÇÃO SIMPLES



Não existe oração errada. Aliás, a oração errada é aquela que não é feita.



A Bíblia Sagrada ensina que se deve orar a respeito de tudo.

Orar por qualquer motivo, qualquer hora, qualquer lugar, sempre que o coração não estiver em paz.

Tão logo o coração experimente apreensão, preocupação, medo, angústia, enfim, seja perturbado por alguma coisa, a ação imediata de quem confia em Deus é a oração.

O apóstolo Paulo diz que não precisamos andar ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, devemos apresentar nossos pedidos a Deus, tendo nas mãos a promessa de que a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará nossos sentimentos e pensamentos em Cristo Jesus (Filipenses 4.6,7).

A expressão “coisa alguma” inclui desde uma vaga no estacionamento do shopping center quanto o fechamento de um negócio, o desejo de que não chova no dia da festa quanto a enfermidade de uma pessoa querida.

Esta experiência de oração é chamada de oração simples: orar sem censura filosófica ou teológica, orar sem se perguntar “é legítimo pedir isso a Deus?” ou “será que Deus se envolve nesse tipo de coisa?”.

Simplesmente orar.

A garantia que temos quando oramos assim é a paz de Deus em nossos corações e mentes.

A Bíblia não garante que Deus atenderá nossos pedidos exatamente como foram feitos: pode ser que a vaga no estacionamento não seja encontrada e que chova no dia da festa.

A oração não se presta a fazer Deus trabalhar para nós, atendendo nossos caprichos e provendo o nosso conforto.

Já que a causa da oração simples é a ansiedade, a resposta de Deus é a paz.

O resultado da oração não é necessariamente a mudança da realidade a respeito da qual se ora, mas a mudança da pessoa que ora.

A mudança da situação a respeito da qual se ora é uma possibilidade, a mudança do coração e da mente da pessoa que ora é uma realidade.

Deus não prometeu dizer sim a todos os nossos pedidos, mas nos garantiu dar paz e nos conduzir à serenidade.

Não prometeu nos livrar do vale da sombra da morte, mas nos garantiu que estaria lá conosco e nos conduziria em segurança através dele.

O maior fruto da oração não é o atendimento do pedido ou da súplica, mas a maturidade crescente da pessoa que ora.

Na verdade, a estatura espiritual de uma pessoa pode ser medida pelo conteúdo de suas orações.

Assim como sabemos se nossos filhos estão crescendo observando o que nos pedem e o que esperam de nós, podemos avaliar nosso próprio crescimento espiritual através de nossos pedidos e súplicas a Deus.

As orações revelam o que realmente ocupa nossos corações, o que realmente é objeto dos nossos desejos, o que nos amedronta, nos desestabiliza e nos rouba a paz.

O apóstolo Paulo diz que quando era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Mas quando se tornou homem, deixou para trás as coisas de menino (1Coríntios 13.11).

Não existe oração certa e errada. Mas existe oração de menino e oração de homem. Oração de menina e oração de mulher. A diferença está no coração: coração de menino e de menina, ora como menino e menina. A nossa certeza é que Deus também gosta de crianças.

Prestem atenção!!! Deus quer atender nossos pedidos através da oração, mas somente vai atender aquilo que convém aos planos dEle para nós!!!

Ex:
Não adianta eu orar exigindo a Deus que eu quero uma BMW e uma mansão e também que Ele providencie uns 15 empregados para que eu não tenha trabalho e ficar em casa sentado esperando a "bênção" chegar, simplismente porque eu orei.....

Você pode ter tudo isso que pediu numa oração dessas e Deus pode te dar isso, sabe como? CORRENDO ATRÁS, LUTANDO E "RALANDO" MUITO!!!


O intúito desse estudo de hoje é que saibamos orar como Homens e Mulheres de verdade, sendo conscientes para orar, para que não haja frustração depois, tipo:

"Poxa, eu orei pedindo um BMW e uma mega casa e já faz 3 anos que to aqui sem fazer nada e minha situação piorou"....

Pessoal, temos que acordar!!!! Deus é maravilhoso, Ele ouve e atende nossas orações sim, mas a parte que cabe a nós, o que tem que ser feito por nós, Ela não põe a mão!!!!

Vamos deramar diante do Senhor todos os nosso pesares e desejos sim, mas façamos a nossa parte, porque o próprio Senhor nos disse:

"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33

Tenham bom ânimo, lutem por suas causas e terão vitória!!!

Coloquem tudo diante do Senhor em oração para que Ele os DIRECIONE como agir, não fiquem esprando que Deus faça por vocês o que é tarefa sua!!!!

Vamos orar:

Amado Deus e Poeroso Pai, hoje entendemos que o Senhor ouve e atende as nossas orações, mas que o agir do Senhor é aonde não cabe à nós, o Senhor atende nossos pedidoss e súplicas quando entende ser bênção para nossas vidas aquilo que pedimos e somente o Senhor sabe o que é melhor para nós!!
Agradcemos ao Senhor pelos esclerecimentos de hoje, todos à luz de Sua Palavra!!!
Que nossos desejos sejam filtrados pelo Senhor e que nossas orações cheguem ao Teu coração, temos causas sim para levar ao Senhor (agora ore falando para Deus tudo que você acha necessário, coloque diante de Deus tuas lutas e os desejos do teu coração para serem filtrados por Deus)............

Bom, amado Pai, agora que colocamos diante de Tí todas as nosas causas clamamos para que o Senhor venha poderosamente agir em nosso favor, fazendo com que o que o Senhor julgar melhor para nós aconteça, em nome de Jesus, Amém!!!

DEUS TEM O MELHOR PARA NÓS!!!!!

Deus os abençoe!!
 
*este estudo foi baseado em um estudo da IBAB.