Quem sou eu

Minha foto
Tupã, São Paulo, Brazil
A paz do Senhor queridos!!! Meu nome é Alan Bastos Bonassa, Sirvo ao Senhor Jesus e Ele é minha razão de viver. Sou casado com Joseane Alves Bonassa, Jo Bonassa, uma mulher que é um presentão de Deus pra mim, amo demais essa jóia rara que Deus colocou em minhas mãos.... Fruto desse nosso amor recebemos 2 heranças do Senhor: primeiro a Monique e depois a Emanuelle. Resumindo, eu e minha casa servimos ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!!! Servimos a esse Deus maravilhoso pastoreando a Bola de Neve Church Tupã/SP, onde o Senhor tem nos alimentado e direcionado ao centro da vontade dEle!!!!

Redes Sociais

Facebook Follow me

Indique a um amigo!!!

BOLA DE NEVE

Follow me Follow me Follow me Follow me Youtube Channel Youtube Channel
Olá amados!!!
Postarei sempre que possível novas mensagens aqui no blog para juntos nos aprofundarmos
no conhecimento e na graça do Senhor...

Para ler a postagem inteira clique no título de cada postagem....

Fico muito feliz quando você comenta meus posts, responderei seu comentário aqui mesmo,
logo abaixo do seu!!!

Deus te abençoe, espero poder ser canal de bênção na tua vida através desse blog!!!


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PIERCING E TATTOO, É PECADO???

Olá queridos, hoje abordo um tema um tanto quanto discutido nas igrejas:

27/01/2011  Estudo do dia: PIERCING E TATTOO, É PECADO???

Vamos em primeiro lugar olhar para a bíblia que é o guia para nosso direcionamento de vida!!!
Muitos usam o versículo abaixo para condenar o uso de piercing e tattoo:

Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR. Levítico 19:28




Bom amados, em primeiro lugar temos que analisar texto e contexto, por má orientação bíblica e distorção de versículos da própria bíblia exitem muitas seitas e religiões falsas hoje.

Olhem bem a primeira parte do versículo, "não dareis golpes em vossa carne", a auto-mutilação era uma penitência utilizada naquela época, pessoas se mutilavam, se cortavam com interesse de "pagar" por algum pecado ou pra declararem sofrimento pela perda de pessoas queridas que morreram. A hermenêutica ( Arte de interpretar leis, códices, textos sagrados, etc) aplicada aqui deveria ser que não deveria fazer cortes para marcar a própria pele e dessa forma ficar com cicatrizes, não como dizem e traduzem essas marcas dizendo ser tatuagens.....

Muitos ainda dirão, mas na tradução NVI da bíblia diz assim:

"Não façam cortes em seus corpos por causa dos mortos, nem tatuagem em si mesmos. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:28

Não podemos usar a bíblia para falar o que a gente quer que ela fale, a palavra e Deus é verdadeira e clara. Esse texto está declarando para não fazermos marcas, ou nessa tradução NVI, para não fazermos tatuagens sobre a pele EM FUNÇÃO DOS MORTOS, ou melhor dizendo, pra não reverenciarmos os mortos, pois essa imagem deles já se foi, o corpo carnal já se foi...


Se lermos o texto como um todo em primeiro lugar veremos que Levitico é parte do velho testamento, ÉPOCA DA LEI, que não vivemos mais, quando Cristo veio nos salvar passamos a viver pela graça (NOVO TESTAMENTO). Não estou de forma alguma negando a validade das escrituras no antigo testamento, mas se lermos o mesmo capítulo de Levitico um pouco antes desse versículo vemos o seguinte:

Não comereis coisa alguma com o sangue;(parte a)  Levítico 19:26

Olhem bem queridos, como esse texto quer se referir a usos e costumes daquela época.

Quem de vocês come churrasco e gosta de uma carninha mal passada???

Seguindo como guia esse texto de Levítico ninguém poderia comer nada com sangue que seria pecado. Vamos entender o conceito, naquela época o sangue era derramado no altar para remissão dos pecados, quando uma pessoa tinha pecados fazia um sacrifício para ser perdoada, mas hoje amados temos a alegria e privilégio de termos um cordeiro sem pecado que se entregou na cruz por todos os nossos pecados, Jesus foi o sacrifício perfeito e com isso estamos livres de ter que fazer sacrifícios para obter perdão.

Continuando a seguir o texto:

O proximo versículo diz:

Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba. Levítico 19:27

Se fossemos por esse caminho todas as mulheres que tem cabelo tipo "Chanell" e homens de cabeça raspada são pecadores e todos os homens que fazem a barba também. As mulheres deveriam ser cabeludas com cabelos desarrumados e os homens com barbas até o peito para não serem pecadores. (USOS E COSTUMES DAQUELA ÉPOCA AMADOS).

Segundo as leis daquela época a mulher nos dias da sua menstruação nem podiam sair de casa nem podiam cozinhar, porque até o alimento que elas faziam ficaria "impuro", veja o texto:


"Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até à tarde.
Levítico 15:19

Peraí, então se formos nos valer dessa lei que tentam sustentar para validar como pecado o uso de piercings e tatuagens também nossas mulheres teriam que ficar 7 dias sem tocar em nada e sem cozinhar e sem socializar de forma alguma por estarem impuras na menstruação... Sem comentários né? Não podemos distorcer a palavra e criar proibições que não existem formando até conceitos errados dentro das nossas igrejas. Bíblia é pra ser entendida com texto e contexto!


Vamos mais a fundo com esse estudo que é muito interessante, outro versículo que usam para condenar piercings e tattoos é o seguinte:

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 1 Coríntios 6:20




Olha amados, aqui entra uma questão que eu até concordo, temos que glorificar ao senhor em nosso corpo, mas isso em modo algum quer dizer para não fazermos tattoos ou piercings. Aqui deixo um parenteses, a motivação para fazer piercings ou tattoos que pode sim ser condenavel. Por ex: fazer tatuagem de caveira, demônios dragões, signos ou monstros (isso não combina com Deus, está fora do contexto do cristão). Também não concordo com piercings colocados com intuito de estimular a sensualidade (está fora do conceito do cristianismo).

Porém não vejo condenação bíblica para uso de piercings e tattoo.

Vejam na bíblia um texto interessante:

Eliezer deu a Rebeca uma argola de seis gramas de ouro para ser colocada no nariz (piercing?) e, após fazer isto, ajoelhou-se para adorar a Deus (Gn.24.22,47).

Agora me explica: como pode alguém adorar a Deus e Deus receber essa adoração, se acabou de fazer alguém cair em pecado? (colocando o piercing na Rebeca). É simples concluir que não existe pecado.

outro texto:

Em Êxodo 35:22, o povo israelita, tanto homens como mulheres, traziam oferta para que fosse construído o tabernáculo de Deus; olha só que interessante: “Homens e mulheres, todos com muita boa vontade, e trouxeram fivelas, brincos, anéis, pulseiras e todo tipo de objetos de ouro. E essas ofertas foram dedicadas ao SENHOR.”

Agora me explica: Como que Deus continuaria abençoando seu povo e aceitando ofertas que, segundo essa galera contra piercings e tattoos, era pecado? Acho meio difícil.

Devemos nos conter e ser moderados em tudo eu concordo, tudo com ordem e decência,
você não precisa ficar como na foto abaixo também!!!!




Tudo com moderação!
Um belo piercing ou uma tattoo legal eu aprovo com certeza e vejo essa aprovação na bíblia!!!
Afinal o Senhor olha nosso coração, esse corpo com tattoo e piercing ou não vai ser comido debaixo da terra, o que vale é sua vida com Deus!!!

Deus nos vê assim:

Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. 1 Samuel 16:7

Quero deixar aqui também um vídeo de um homem de Deus que admiro muito pelo seu profundo conhecimento da Palavra de Deus, Pr. Silas Malafaia. O Pr. Silas afirma em seu programa na TV que não existe embasamento bíblico pra dizer que tatuagem e piercing é pecado, vejam o vídeo abaixo:



Para concluir, gostaria de compartilhar as 4 tattoos que tenho com vocês:

(TATTOO 1 - No braço)

Essa fiz para meus pais, que não são biológicos (eu e meus irmãos somos adotivos), mas fui e sou muito mais amado que muitos filhos biológicos por ai:


(TATTOO 2- No braço)


Essa outra fiz para agradecer à Deus o presente maravilhoso que Ele me deu, minha esposa:


Declarei no meu braço, sobre a pele, o amor que tenho pela mulher maravilhosa que Deus me deu!
Minha esposa é verdadeiramente um PRESENTE DE DEUS!!!!

(TATTOO 3 - Nas costas)

Me baseando em Genesis 12:1-3 montei esse desenho


Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.

"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.
Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".) 

Uma aliança entre Brasil e Israel através do Leão da Tribo de Judá ( JESUS ), aquele que é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o fim!!!



(TATTOO 4 - Na perna)


Essa tattoo fiz pra marcar minha conversão, Aceitei Jesus na minha vida através do Salmo 139!


As asas da tatuagem representam o Espírito Santo, a Cruz vazia representa Jesus Cristo vivo (ELE RESSUSCITOU) e por fim, a cruz é como se fosse uma porta pra verem trechos escritos do Salmo 139 dentro do meu ser! Está escrito em inglês a seguinte frase: I WAS SAVED BY GOD'S GRACE, BY THE PSALM 139 ( Traduzindo: EU FUI SALVO PELA GRAÇA DE DEUS ATRAVÉS DO SALMO 139)






Que todos que tiverem vontade de fazer uma tattoo ou piercing pensem bem antes de fazer para não se arrependerem, pois principalmente a tattoo é pra sempre.....

Nunca façam por impulso eu pensei bastante antes de fazer cada uma das minhas tattoos e sou muito feliz com as que eu tenho!!!

Orem sempre pedindo ajuda do Senhor para não fazer besteira!!!

Lembrando que existe uma questão séria a ser respeitada: 


Se a doutrina da sua igreja diz que não será aceito o uso de tatuagens e piercings e você faz tatuagem ou piercing você está pecando,


NÃO PORQUE TATUAGEM É PECADO, mas por insubmissão a autoridade Pastoral e à visão doutrinária da sua igreja!!! Se não concorda com a visão que sua igreja tem, PEÇA A BÊNÇÃO e caminhe pra um ministério onde você consiga ser fiel e submisso... TATUAGEM E PIERCING NÃO É PECADO, INSUBMISSÃO É!

Vamos orar:

Senhor amado, nos direcione a cada dia para entendermos mais e mais da Tua Palavra poderosa!!!
Queremos agradar a Tí em todo nosso modo de viver, por isso somente nos permita fazer o que for agradar ao Senhor e nada mais!!! Não importa se com piercing ou não, se com tatttoo ou não, o que importa é ter o Senhor como dono do nosso coração!!!

Assim oramos, em nome de Jesus, Amém!!!

Que Deus lhe abençoe e direcione sempre meu(minha) amado(a)!!!

Ps: Fique claro que não estou fazendo apologia a uso de tatuagem e piercing, apenas esclarecendo as dúvidas à Luz da Bíblia!!!

17 comentários:

  1. Quando eu quis fazer uma tatuagem minha unica preocupação era se seria pecado! Perguntei na minha igreja e eles so falavam que não era pra fazer mas nao respondiam se ra pecado.Acho que não sabiam a resposta ou nao queriam dizer que não é pecado. Eu procurei, procurei e entendi que nao era e fiz uma tatuagem. Muitas igrejas ainda tem muito preconceito, mas eu nao ligo.Só nao quero fazer nada que va desagradar a Deus mas nao vou me importar com as leis que os homems criam pra nos tulir.

    ResponderExcluir
  2. Primo fiquei mto contente com este seu post. Poucas pessoas tem a mente aberta para pesquisar e saber que não há nada de errado nisso.
    Amar a Deus está acima de qualqer adorno que usamos, ou tattoo que temos em nosso corpo.. se a tatuagem existe é como um culto ao corpo perfeito que Deus nos deu...tambem é uma forma de adoração a criação perfeita Dele.
    Adoro ler seu blog!
    Bjs sua prima Fran

    ResponderExcluir
  3. Nossa qi poste abençoado eu simplesme tirei todas as minhas dúvidas quanto ao assunto!
    COnfesso que meu coração tinha sérias dúvidas sobre o assunto, mas nunca julguei ninguem por q sempre tive o desejo de fazer uam tattoo!
    A paz pastor! Sua esposa é uam beção, gosto muito do blog dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reli esse estudo mais de 1 ano depois como na primeira vez!
      Fiz uma tatto e estou bem feliz com ela!

      Excluir
  4. Lucy, que Deus te abençoe e me use sempre para esclarecer suas dúvidas da Palavra de Deus!!!

    Fran, obrigado pelo carinho prima, Deus te abençoe e que a Palavra de Deus te dê direcionamento através de minha vida sempre!!!!

    Grace Kelly, Deus conhece um verdadeiro adorador pelo coração, ñão por marcas na pele ou outra coisa qualquer, Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  5. Ameii Pkeee eu tenho pircing na orelha e nariz e desejo muiito fazer uma tatto sou Evangelica e muitas e pessoas me olham torto por tal minha familia mesmo nao aceita Ameii muito meus Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Olá "Deus é fiel", Que Deus possa te abençoar independente de sua aparência, mas segundo seu coração!!!

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor irmao!!!tenho tatuagem e quero saber se e proibido subir no altar ,, ou seja sou membro de igreja eninguem fala nada a respeito de eu frequentar, e se eu quiser entrar para o louvor da igreja, posso agir normal, ou tenho que esconder as tatuagens, ou sera que nem subir eu posso!!
    Obrigado, graça e Paz,
    caio
    rodrigues.189@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olha querido Caio, Bíblicamente falando não existem nenhuma proibição de participar das atividades de uma igreja por causa de piercings ou tattoos...

    Porém exitem igrejas que por doutrina ou costumes contidos no regimento interno e regras da igreja não aceitam uso de piercing e tattoo por parte da liderança da igreja, meu conselho para você é falar com teu pastor e questioná-lo a respeito da visão da igreja quanto à piercings e tattoos.


    Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  9. Não entendi....sou da Assembléia de Deus e sempre ouvi que era pecado cortar o cabelo,piercing,brincos antigamente,hj é diferente....diz na bíblia que não devemos escandalizar,que seu teu olho pecar é melhor lançá-lo fora,melhor ir para o céu caolho do que pro inferno com os 2....vejo muitas pessoas que se dizem servir a Deus e usam roupas provocantes,até mesmo na assembléia(roupas coladas,decotes provocantes),um piercing no umbigo mostrando a barriga,uma tatoo feita em lugares para mostrar o corpo....eu acredito que o pecado está aí...vc usar para mostrar ás outras pessoas....O que vc me diz de mulheres que usam piercings no umbigo shortinho,minha blusa no calor?...não estou sendo contra a tudo isso...só quero entender melhor...penso também que os costumes de diversas denominações sejam na rédia curta justamente porque tem pessoas que qdo dá a mão querem o braço inteiro,ou seja,abrindo espaço para um simples brinco por exemplo,já querem colocar algo bem maior,exagerado....me explique por favor.,....obrigada....

    ResponderExcluir
  10. Olá, não vou falar de nomes de denominação de igreja, mas vamos ser claros... tudo aquilo que é, como você disse, para gerar escândalo diante da igreja e do mundo é condenável.... mas o fato de uma pessoa usar piercing ou tattoo não torna escândalo, desde que o tattoo ou piercing não seja colocado na pessoa com intuito de gerar sensualidade ou algo parecido... quanto ao que você disse de roupas coladas e micro shorts eu concordo que é errado, pois gera sensualidade e tira o foco do cristianismo verdadeiro... TUDO TEM QUE SER DENTRO DOS PADRÕES DO CRISTIANISMO... mas pintar a pele e usar piercings não tira ninguem desse padrão... como você mesmo disse, tem gente que escandaliza com roupas curtas ou muito sensuais, se esse é o carater da pessoa, com ou sem piercing ela está fora da vontade de Deus!

    Espero ter ajudado! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  11. Concordo com quase tudo conforme li em sua publicação. O que cada cristão deve considerar e respeitar os costumes e orientações de sua denominação. Principalmente aquelas que ainda se detém sobre tais praticas (costume).
    Por causa dos escândalos ou seja crentes muitos "santos" que tende se escandalizar por tais praticas a qual o Apostolo Paulo chama-os de fraco na fé Rm 14:1. Muitas das vezes é viável se possível deixar de fazer certas coisas para não escandalizar o débil na fé tendo em vista a harmonia entre os irmãos... bom seria se cada um se comportasse conforme Rm 14:2 mas como isso está longe da realidade, para que se não escandalize se fazer certas coisas irá escandalizar os débil na fé, eu deixarei de fazer (pelos menos terei mais cuidado) Rm 14:21 atente para o final do versículo... Deus continue te abençoe, muito esclarecedora sua Matéria... abraços/PAZ

    ResponderExcluir
  12. muito esclarecedor seu texto,acho que muitas igrejas e pastores preferem dizer é pecado e pronto porque eu até entendo que existem muitos membros e muitas pessoas que não tem o controle sobre certas atitudes e certamente irá ficar como a foto acima, cheio de piercing e tatuagens, por outro lado tambem não podemos condenar quem faz uma tatuagem com o nome dos pais, filhos ou seus conjuges, enfim. Compreendo que devemos fazer a diferença e não no igualar com o mundo e isso inclui tambem nossa vestimenta e etc. mas nossa atitude vale muito mais do que qualquer coisa e se fosse assim tambem não poderiamos usar brincos, pois eles tambem marcam nosso corpo, eu acho que cada pessoa deve fazer aquilo que lhe convem, claro sempre respeitando e obedecendo seus lideres mas tambem sempre buscando orientação de Deus pois muitas pessoas dão opniões proprias e não aquilo que a biblia nos ensina. Obrigada pelo texto esclarecedor. que Deus continue abençoando sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Jéssica... A Palavra de Deus é viva e esclarecedora... entendendo ela em TEXTO E CONTEXTO nada restará de dúvida... Deus não é um Deus de confusão... Ele deixa tudo claro e fácil para nosso entendimento...

      Deus te abençoe!!!!

      Excluir
  13. Adorei o texto...
    Falou muito bem e com propriedade... Desse jeito nem tem como contestar...
    Sou católica, tenho piercing e tatoo, mas isso nunca fez eu me sentir mais pecadora que ninguém.
    Infelizmente há muitas pessoas desinformadas que criticam sem ter um argumento sequer.
    Parabéns! =]

    ResponderExcluir

#TAMOJUNTO

AGORA NO BOLG:

JÁ NOS VISITARAM:

Arquivo do blog