Olá queridos, hoje abordo um tema um tanto quanto discutido nas igrejas:

27/01/2011  Estudo do dia: PIERCING E TATTOO, É PECADO???

Vamos em primeiro lugar olhar para a bíblia que é o guia para nosso direcionamento de vida!!!
Muitos usam o versículo abaixo para condenar o uso de piercing e tattoo:

Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR. Levítico 19:28




Bom amados, em primeiro lugar temos que analisar texto e contexto, por má orientação bíblica e distorção de versículos da própria bíblia exitem muitas seitas e religiões falsas hoje.

Olhem bem a primeira parte do versículo, "não dareis golpes em vossa carne", a auto-mutilação era uma penitência utilizada naquela época, pessoas se mutilavam, se cortavam com interesse de "pagar" por algum pecado ou pra declararem sofrimento pela perda de pessoas queridas que morreram. A hermenêutica ( Arte de interpretar leis, códices, textos sagrados, etc) aplicada aqui deveria ser que não deveria fazer cortes para marcar a própria pele e dessa forma ficar com cicatrizes, não como dizem e traduzem essas marcas dizendo ser tatuagens.....

Muitos ainda dirão, mas na tradução NVI da bíblia diz assim:

"Não façam cortes em seus corpos por causa dos mortos, nem tatuagem em si mesmos. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:28

Não podemos usar a bíblia para falar o que a gente quer que ela fale, a palavra e Deus é verdadeira e clara. Esse texto está declarando para não fazermos marcas, ou nessa tradução NVI, para não fazermos tatuagens sobre a pele EM FUNÇÃO DOS MORTOS, ou melhor dizendo, pra não reverenciarmos os mortos, pois essa imagem deles já se foi, o corpo carnal já se foi...


Se lermos o texto como um todo em primeiro lugar veremos que Levitico é parte do velho testamento, ÉPOCA DA LEI, que não vivemos mais, quando Cristo veio nos salvar passamos a viver pela graça (NOVO TESTAMENTO). Não estou de forma alguma negando a validade das escrituras no antigo testamento, mas se lermos o mesmo capítulo de Levitico um pouco antes desse versículo vemos o seguinte:

Não comereis coisa alguma com o sangue;(parte a)  Levítico 19:26

Olhem bem queridos, como esse texto quer se referir a usos e costumes daquela época.

Quem de vocês come churrasco e gosta de uma carninha mal passada???

Seguindo como guia esse texto de Levítico ninguém poderia comer nada com sangue que seria pecado. Vamos entender o conceito, naquela época o sangue era derramado no altar para remissão dos pecados, quando uma pessoa tinha pecados fazia um sacrifício para ser perdoada, mas hoje amados temos a alegria e privilégio de termos um cordeiro sem pecado que se entregou na cruz por todos os nossos pecados, Jesus foi o sacrifício perfeito e com isso estamos livres de ter que fazer sacrifícios para obter perdão.

Continuando a seguir o texto:

O proximo versículo diz:

Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba. Levítico 19:27

Se fossemos por esse caminho todas as mulheres que tem cabelo tipo "Chanell" e homens de cabeça raspada são pecadores e todos os homens que fazem a barba também. As mulheres deveriam ser cabeludas com cabelos desarrumados e os homens com barbas até o peito para não serem pecadores. (USOS E COSTUMES DAQUELA ÉPOCA AMADOS).

Segundo as leis daquela época a mulher nos dias da sua menstruação nem podiam sair de casa nem podiam cozinhar, porque até o alimento que elas faziam ficaria "impuro", veja o texto:


"Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até à tarde.
Levítico 15:19

Peraí, então se formos nos valer dessa lei que tentam sustentar para validar como pecado o uso de piercings e tatuagens também nossas mulheres teriam que ficar 7 dias sem tocar em nada e sem cozinhar e sem socializar de forma alguma por estarem impuras na menstruação... Sem comentários né? Não podemos distorcer a palavra e criar proibições que não existem formando até conceitos errados dentro das nossas igrejas. Bíblia é pra ser entendida com texto e contexto!


Vamos mais a fundo com esse estudo que é muito interessante, outro versículo que usam para condenar piercings e tattoos é o seguinte:

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 1 Coríntios 6:20




Olha amados, aqui entra uma questão que eu até concordo, temos que glorificar ao senhor em nosso corpo, mas isso em modo algum quer dizer para não fazermos tattoos ou piercings. Aqui deixo um parenteses, a motivação para fazer piercings ou tattoos que pode sim ser condenavel. Por ex: fazer tatuagem de caveira, demônios dragões, signos ou monstros (isso não combina com Deus, está fora do contexto do cristão). Também não concordo com piercings colocados com intuito de estimular a sensualidade (está fora do conceito do cristianismo).

Porém não vejo condenação bíblica para uso de piercings e tattoo.

Vejam na bíblia um texto interessante:

Eliezer deu a Rebeca uma argola de seis gramas de ouro para ser colocada no nariz (piercing?) e, após fazer isto, ajoelhou-se para adorar a Deus (Gn.24.22,47).

Agora me explica: como pode alguém adorar a Deus e Deus receber essa adoração, se acabou de fazer alguém cair em pecado? (colocando o piercing na Rebeca). É simples concluir que não existe pecado.

outro texto:

Em Êxodo 35:22, o povo israelita, tanto homens como mulheres, traziam oferta para que fosse construído o tabernáculo de Deus; olha só que interessante: “Homens e mulheres, todos com muita boa vontade, e trouxeram fivelas, brincos, anéis, pulseiras e todo tipo de objetos de ouro. E essas ofertas foram dedicadas ao SENHOR.”

Agora me explica: Como que Deus continuaria abençoando seu povo e aceitando ofertas que, segundo essa galera contra piercings e tattoos, era pecado? Acho meio difícil.

Devemos nos conter e ser moderados em tudo eu concordo, tudo com ordem e decência,
você não precisa ficar como na foto abaixo também!!!!




Tudo com moderação!
Um belo piercing ou uma tattoo legal eu aprovo com certeza e vejo essa aprovação na bíblia!!!
Afinal o Senhor olha nosso coração, esse corpo com tattoo e piercing ou não vai ser comido debaixo da terra, o que vale é sua vida com Deus!!!

Deus nos vê assim:

Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. 1 Samuel 16:7

Quero deixar aqui também um vídeo de um homem de Deus que admiro muito pelo seu profundo conhecimento da Palavra de Deus, Pr. Silas Malafaia. O Pr. Silas afirma em seu programa na TV que não existe embasamento bíblico pra dizer que tatuagem e piercing é pecado, vejam o vídeo abaixo:



Para concluir, gostaria de compartilhar as 4 tattoos que tenho com vocês:

(TATTOO 1 - No braço)

Essa fiz para meus pais, que não são biológicos (eu e meus irmãos somos adotivos), mas fui e sou muito mais amado que muitos filhos biológicos por ai:


(TATTOO 2- No braço)


Essa outra fiz para agradecer à Deus o presente maravilhoso que Ele me deu, minha esposa:


Declarei no meu braço, sobre a pele, o amor que tenho pela mulher maravilhosa que Deus me deu!
Minha esposa é verdadeiramente um PRESENTE DE DEUS!!!!

(TATTOO 3 - Nas costas)

Me baseando em Genesis 12:1-3 montei esse desenho


Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.

"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.
Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".) 

Uma aliança entre Brasil e Israel através do Leão da Tribo de Judá ( JESUS ), aquele que é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o fim!!!



(TATTOO 4 - Na perna)


Essa tattoo fiz pra marcar minha conversão, Aceitei Jesus na minha vida através do Salmo 139!


As asas da tatuagem representam o Espírito Santo, a Cruz vazia representa Jesus Cristo vivo (ELE RESSUSCITOU) e por fim, a cruz é como se fosse uma porta pra verem trechos escritos do Salmo 139 dentro do meu ser! Está escrito em inglês a seguinte frase: I WAS SAVED BY GOD'S GRACE, BY THE PSALM 139 ( Traduzindo: EU FUI SALVO PELA GRAÇA DE DEUS ATRAVÉS DO SALMO 139)






Que todos que tiverem vontade de fazer uma tattoo ou piercing pensem bem antes de fazer para não se arrependerem, pois principalmente a tattoo é pra sempre.....

Nunca façam por impulso eu pensei bastante antes de fazer cada uma das minhas tattoos e sou muito feliz com as que eu tenho!!!

Orem sempre pedindo ajuda do Senhor para não fazer besteira!!!

Lembrando que existe uma questão séria a ser respeitada: 


Se a doutrina da sua igreja diz que não será aceito o uso de tatuagens e piercings e você faz tatuagem ou piercing você está pecando,


NÃO PORQUE TATUAGEM É PECADO, mas por insubmissão a autoridade Pastoral e à visão doutrinária da sua igreja!!! Se não concorda com a visão que sua igreja tem, PEÇA A BÊNÇÃO e caminhe pra um ministério onde você consiga ser fiel e submisso... TATUAGEM E PIERCING NÃO É PECADO, INSUBMISSÃO É!

Vamos orar:

Senhor amado, nos direcione a cada dia para entendermos mais e mais da Tua Palavra poderosa!!!
Queremos agradar a Tí em todo nosso modo de viver, por isso somente nos permita fazer o que for agradar ao Senhor e nada mais!!! Não importa se com piercing ou não, se com tatttoo ou não, o que importa é ter o Senhor como dono do nosso coração!!!

Assim oramos, em nome de Jesus, Amém!!!

Que Deus lhe abençoe e direcione sempre meu(minha) amado(a)!!!

Ps: Fique claro que não estou fazendo apologia a uso de tatuagem e piercing, apenas esclarecendo as dúvidas à Luz da Bíblia!!!